terça-feira, 23 de novembro de 2010

Filhos Autónomos, Filhos Felizes

Hoje tivemos um presente a Profa.  Telma Brenha esteve conosco, desenvolvendo o tema Filhos Autónomos, Filhos Felizes.
Filhos são esponjas, eles absorvem tudo o que acontece com o pai e com a mãe.
Como cristãos devemos ter uma dependência de Deus. Devemos ter nossos joelhos no chão, para termos sabedoria.
Não da para ter filhos felizes se nosso casamento não vai bem. É  muito importante que tenhamos um lar muito bem estruturado para que nossos filhos sejam felizes.
Quando os filhos sentem o amor dos pais eles se sentem seguros. Para termos filhos autónomos e felizes precisamos educar nossos filhos, e para educar temos que ter paciência, determinação e coerência.
Para educarmos nossos filhos não devemos ter atitudes inadequadas e omissão.
Nós mães cristãs, não podemos criar nossos filhos no "achismo", nós temos que saber o que pode e o que não pode, através da oração, preparo, aprendizado, estudo e pesquisa.
As pessoas mudam, os filhos mudam, e temos que trata-los em coerência com a idade que tem.
E uma atitude adequada é fazer o culto pela manhã, precisamos entregar nossa família e nossos filhos nas mãos de Deus todos os dias pela manhã.
Atitude adequada também é, se preocupar com a quantidade e tipo de programas que nossos filhos assistem, é se preocupar coma quantidade de sono de nossos filhos e se preocupar com o que eles vão comer.
Não temos como livrar nossos filhos de influencias externas, mas se eles tiverem uma boa estrutura no lar, estas influencias serão minimizadas.
Atitudes inadequadas e omissas, formam:
Crianças prepotentes, rebeldes, sem limites, que não respeitam pai, mãe e autoridades.
Adolescentes frustrados, revoltados, com grande propensão a vícios e drogas.
Adultos inseguros, com dificuldade de seguir regras, que se sentem marginalizados, angustiados, frustrados e infelizes.
Educar não é fácil, mas vale a pena, quando temos dificuldades, devemos pedir sabedoria a Deus, que conhecia nossos filhos mesmo antes de nós sonharmos com eles, conhece o potencial de cada um e o que é melhor para eles e mesmo assim, conhecendo nossas imperfeições e limitações nos deu eles de presente!!
Querido Deus, obrigada por presentear a mim e ao Tikinho com a Juliana e o Gustavo Henrique. E nos ajude a devolvê-los a Ti quando o Senhor voltar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário